-preview.jpg?quality=50/width=10/height=10/blur=3)
O xadrez é um jogo de tabuleiro de estratégia abstrata que representa a guerra medieval em uma placa de 8x8 com a alternância de quadrados claros e escuros. Peças opostas, tradicionalmente designadas brancas e pretas, são inicialmente alinhadas em ambos os lados. Cada tipo de peça tem uma forma única de movimento e a captura ocorre quando uma peça, através do seu movimento, ocupa o quadrado de uma peça do oponente. Os jogadores se revezam em movimentar uma de suas peças na tentativa de capturar, atacar, defender, ou desenvolver as suas posições. Jogos de xadrez pode terminar em xeque-mate, renúncia, ou em um dos vários tipos de empates. O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, jogado por milhões de pessoas em todo o mundo em casa, em clubes, on-line, por correspondência, e em torneios. Entre dois jogadores altamente qualificados, o xadrez pode ser uma coisa bonita de se ver, e um jogo pode proporcionar uma grande diversão, mesmo para iniciantes. Há também uma vasta literatura de livros e periódicos sobre xadrez, tipicamente com jogos e comentários por mestres de xadrez.
Damas é um dos jogos mais conhecidos e praticados em todo o mundo. As regras, na forma como a conhecemos hoje, surgiram com o nome de “Fierges”, na Baixa Idade Média. O jogo acabou se tornando muito popular e se espalhou para o resto do mundo como conseqüência da expansão européia, mas, há informações que remetem a sua origem ao Antigo Egito. Com o objetivo de capturar todas as peças do adversário, este jogo consegue entreter crianças e adultos de todas as idades. Como num jogo de Xadrez, aquele que conseguir antecipar, em estratégia, o maior número de jogadas, possui maior chance de vencer a partida. Estimula e exercita a percepção abstrata espacial, a criatividade, o raciocínio e a relação do jogo e da brincadeira como um agente cultural e social vivo, dinâmico e afinado com o nosso tempo.
Gamão é um jogo de percurso, ou seja, o jogador que primeiro retirar suas peças, depois de fazê-las percorrerem por todo trajeto do tabuleiro, é o vencedor. Sua origem, ainda incerta, pode estar relacionada com as civilizações sumérias e egípcias. Popular entre os nobres romanos, era conhecido como Ludus Duodecim Scriptorum (“jogo das 12 linhas”), substituído mais tarde pelo Tábula, ambos muito parecidos com o nosso atual Gamão. O Tábula tornou-se um grande sucesso na Europa, na Baixa Idade Média, quando ficou conhecido como “o jogo dos Reis e o Rei dos jogos” A versão atual, resultou do encontro do Nard (jogo parecido, popular entre persas e árabes) com o Tábula, dos romanos. Foi perseguido pela igreja, na Europa, principalmente na Inglaterra. No séc. XV concorreu em popularidade com o Xadrez e foi desaparecendo gradativamente, ressurgindo no séc. XVII, ganhando força e popularidade com outros nomes até nossos dias.
Gamão é um jogo de tabuleiro para dois contendores, realizado num caminho unidimensional, no qual os adversários movem suas peças em sentidos contrários à medida em que jogam dados e estes determinam quantas "casas" serão avançadas, sendo vitorioso aquele que conseguir retirar todas as peças primeiro (de onde pode ser tido como sendo também um "jogo de corrida" ou "de percurso").
Autores
Idade recomendada
Complexidade
Categorias
Mecânicas
Artistas